terça-feira, 3 de maio de 2016

"Mais um casarão vai ser vendido": O fim da nossa história na terra de Iracema, Ipu

(..) "Há anos eu venho guardando um sentimento de revolta sobre algo que vem acontecendo em Ipu. Eu me refiro aos buracos, antes que você pense que seja aqueles que se formam no chão, esclareço que não. Os buracos que me refiro são bem mais profundos, são aqueles feitos na nossa história.
De uns tempos para cá, estamos perdendo cada vez mais casarões antigos em nome da "civilização" e do egoísmo de certas pessoas que só estão pensando no valor monetário. Cada vez mais vemos verdadeiros buracos onde ali existia uma parte do passado do Ipu.
Me causa raiva o pensamento de pessoas medíocres que acham que por que aquilo é velho deve ser destruído para dá lugar a prédio novos. Civilização esta que eu não estou vendo. Por que no lugar onde existiam os casarões ainda estão vazios servindo de espaço para delinquentes usarem drogas, como motel ou como esconderijo para bandidos. Verdadeiros retratos de compradores ambiciosos que querem mostrar para a sociedade o qual ricos eles são. Desculpe, mas a única imagem que eles passam é de uma pessoa sem consciência e que tem desprezo pelo seu próprio passado!
Parece difícil entender que não são só muros de pedras que estão sendo derrubados, mas sim parte da história do lugar, símbolo da identidade cultural. Mais e mais o Ipu está ficando sem passado. É triste saber que isso vai continuar a se repetir, por que já tem um próximo casarão que irá seguir o mesmo caminho. O solar do Soares, símbolo maior da saudosa família. Terá as suas raízes cortadas pelos seus próprios membros.
Isso me faz pensar que cada vez mais as pessoas estão sem senso de história. Estou vendo que o que estudamos na escola não está sendo bem aproveitado. Cada vez mais estamos vendo a repetição de erros que deveriam ter sido aprendidos com os acontecimentos do passado. Então para que está servindo a História?". Isabelle Aragão Soares.
*** Coluna Opinião Interativa do Portal de Notícias Aconteceu Ipu

# Compartilhar :

Tecnologia do Blogger.