terça-feira, 8 de março de 2016

Advogado piauiense escreve artigo e faz sucesso: “Lula, você me enganou”

O advogado piauiense Saul Tourinho Leal, que atualmente mora em Johanesburgo, na África do Sul, escreveu um artigo intitulado ‘Lula, você é só mais um coronel’, e se tornou um sucesso em compartilhamentos de pessoas que acompanham a política nacional por todo o País.
No texto, com mais de mil compartilhamentos em menos de 24h, ele fala sobre o coronelismo que existiu no Piauí num passado não muito distante e relata um pouco de como foi combater essa prática. Ele achava que o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva não seria um desses coronéis e passou a defende-lo, chegando a usar broche do PT e tudo mais.
“Lula, você me enganou. Você aplicou ao Brasil a lógica da sua própria vida: você escolheu o caminho que exigia menos trabalho. Sua política econômica foi primitiva e seus compromissos sociais são todos demagógicos. O populismo saiu caro demais. Ontem, vi você inflamar brasileiros uns contra os outros porque um delegado lhe perguntou se você se enriqueceu às custas da corrupção na PETROBRAS. Você se enriqueceu? É justo perguntar”, diz trecho do artigo.
Leia na íntegra:
LULA, VOCÊ É SÓ MAIS UM CORONEL
Lula, você não se lembra de mim e é natural que não se lembre, afinal de contas são muitos os que, como eu, um dia enxergaram em você uma alternativa ao patrimonialismo brasileiro. Deixe eu contar um pedaço da minha história.
Jovem no Piauí, eu não gostava dos coronéis. O pior lado deles era aquela certeza de que estavam acima da lei. Na escola, um professor se encarregou de lavar o meu cérebro. Ele recrutava jovens inocentes para serem soldados responsáveis por carregarem os demônios dele, do PT e os seus.
Tudo o que ele falava soava justo, sábio e emancipador. Ao tempo, era a juventude urbana escolarizada duelando contra os coronéis do sertão piauiense. O Piauí, como você sabe, elegeu um governador do PT. Eu lembro de ter comprado um broche e uma camisa. Os militantes me disseram que o dinheiro das campanhas do PT vinha daqueles broches. Para ajudar, comprei mais um.
Mas, Lula, você me enganou. Você aplicou ao Brasil a lógica da sua própria vida: você escolheu o caminho que exigia menos trabalho. Sua política econômica foi primitiva e seus compromissos sociais são todos demagógicos. O populismo saiu caro demais.
Ontem, vi você inflamar brasileiros uns contra os outros porque um delegado lhe perguntou se você se enriqueceu às custas da corrupção na PETROBRAS. Você se enriqueceu? É justo perguntar. Essa foto (acima) foi tirada em mais uma campanha sua e de seus aliados, quando eu era bem mais jovenzinho.
Ali, eu achava que ter compromisso social era apoiar você. Mas eu me enganei. Hoje, continuo com o meu ideal de emancipação do semelhante e dou o meu melhor nesse propósito. Também sigo combatendo coronéis.
E você, Lula, é só mais um deles.
*** Fonte: O Olho

# Compartilhar :

Tecnologia do Blogger.