segunda-feira, 27 de abril de 2015

"Uma história, uma vida": A política e a mulher ipuense, Madalena Pontes

Na última quinta-feira, 23 de abril de 2015, a Secretária Executiva de Relações Institucionais do Governo Municipal de Ipu, Sra. Madalena Ferreira Pontes de Sousa, usou a Tribuna do Legislativo ipuense para externa sua gratidão pelas homenagens a sua pessoa, acontecida no Dia Internacional da Mulher. A aguerrida secretária carrega um vasto curriculum biográfico de luta na vida política de Ipu. Partindo do princípio que se conhece uma grande mulher pela história e pelos seus feitos, relatemos aqui alguns dados biográficos desta grande figura política, que com destreza, também é uma das pessoas responsáveis por conduzir o destino da política ipuense.
Madalena Ferreira Pontes de Sousa, nascida na Fazenda Formiga, aos 15 dias do mês de março de 1951, filha de Pedro Messias Ferreira e Izabel Linhares de Sousa. Seu primeiro professor foi Romão Braz do Nascimento.
Casou-se em agosto de 1970 com José Pontes Freitas, na Capela das Flores. Deste casamento teve duas filhas, sendo: Sônia Maria Pontes Sousa e Maria Cléia Pontes Sousa. Logo depois, adotou uma criança que batizou com o nome de Francisco Rogério Pontes Sousa. Mudou-se para a localidade de Cantinho e dois anos depois se mudou para a localidade de Bonito, onde prestou relevante serviço como professora do Mobral durante quatro anos. Mediante concurso público, exerceu a função de professora primária, no ano de 1976 até o ano de 1978, fato que impulsionou o início de sua carreira política, graças à assistência prestada aquela comunidade.
Em 1980 foi nomeada funcionária pública estadual.
No pleito de 15 de novembro de 1982, foi eleita a primeira mulher ipuense vereadora, pelo Partido Democrático Social – PDS, tendo sido reeleita em mais três mandatos e ainda assumido duas suplências.
Em 1984 concluiu o ensino de 2º. Grau, em Fortaleza, na Secretaria de Educação do Estado.
Em 31 de maio de 1985 foi contratada pela Imprensa Oficial do Ceará para a função de Agente Administrativo, onde trabalhou até a data de 19 de dezembro de 1990.
No ano de 1978, veio residir na sede de Ipu-CE, com endereço à Rua Cel. José Aragão, 622, onde mora até hoje. Em 02 de fevereiro do mesmo ano fundou a Escola de 2º. Grau Deputado Murilo Rocha Aguiar, e posteriormente criou a Associação Projeto Breguedoff, entidade sem fins lucrativos criada com a finalidade de prestar serviços àquela comunidade carente, com o objetivo de receber recursos da Secretaria de Educação do Estado para o pagamento dos professores da escola supramencionada.
Em 19 de dezembro de 1990 exerceu em comissão, cargo oficial de gabinete da liderança do PSDB, no paço da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.
Ainda no ano de 1990, participou da elaboração da 1ª. Carta Magna do Município de Ipu, na função de Primeira Secretária da Mesa Diretora e integrou a Comissão de Finanças da Câmara Municipal de Ipu, onde atuou por outras vezes.
Em 1993 foi eleita a primeira mulher ipuense a ocupar a presidência da Câmara Municipal de Ipu pelo período de 02 (dois) anos.
No dia 06 de março de 1999, fundou a Associação Comunitária dos Moradores de Santana e Adjacências.
Em junho de 1999 foi nomeada Coordenadora Administrativa Financeira da Escola de Ensino Médio Deputado Murilo Rocha Aguiar.
Buscou ao longo de sua trajetória política e profissional o aperfeiçoamento necessário à execução de suas atividades políticas através da participação em diversos Seminários, Congressos e Simpósios, relacionados aos assuntos pertinentes ao cenário político nacional, regional e local, buscando o melhoramento das ações públicas; dentre eles esteve presente no IMB – Instituto Municipalista Brasileiro, em Foz do Iguaçu- Paraná, em novembro de 1994. Esteve em São Paulo, no período de 28 de junho a 03 de julho de 1996. Participou de diversos Congressos e Encontros Nacionais de Vereadores em Fortaleza-CE, Brasília e em outros estados e municípios brasileiros.
Como representante do povo, junto ao Poder legislativo, sempre esteve à frente de projetos, entre eles: construção de Casas Populares e de banheiros comunitários, reforma do Paço municipal, reforma de praças, ampliação de escolas, recuperação de chafariz, indicação do projeto de construção da praça do cemitério, melhoramento de atendimento nos postos, dentre muitos outros.
Participou de diversos cursos, buscando aprimorar seus conhecimentos técnicos, institucionais e políticos, dentre eles: Programa de Capacitação de Conselheiros, Gestores e Técnicos de Assistência Social, na Secretaria de Assistência Social do Estado; Administração Financeira, realizado pelo CENTEC; Curso de Segurança, Violência e Direitos, pela Universidade Aberta do Nordeste, Cursos na área de informática, etc.
Em abril de 2009 foi nomeada para exercer o cargo de Assessora Especial da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Ipu.
Em dezembro de 2011 foi nomeada para exercer o cargo de Secretária Adjunta de Administração e Finanças da Prefeitura Municipal de Ipu.
Atualmente exerce o cargo de Secretária Executiva de Relações Institucionais da Prefeitura Municipal de Ipu.
**** Dados fornecidos pela sua filha, Secretária de Cultura, Sra. Sônia Pontes - Produção e imagens de Afrânio Soares.

# Compartilhar :

Tecnologia do Blogger.